ELEIÇÕES 2022
New York Times: “Ficou claro que Bolsonaro estava certo”
Por José Linhares Jr • 03/10/2022
Compartilhe
Falha nas pesquisas eleitorais não passaram despercebidas pelos grandes veículos internacionais

O primeiro turno das eleições brasileiras neste domingo (2) repercutiu internacionalmente. A eleição foi classificada como “duelo de titãs” pelos principais jornais do mundo, em referência à disputa acirrada entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O norte-americano The New York Times chegou a apontar que Bolsonaro “estava claramente certo” em desconfiar das pesquisas de intenção de voto.

De acordo com o jornal, ainda que tenha ficado em segundo numericamente, foi o candidato à reeleição quem teve a melhor performance nas urnas.

“Durante meses, pesquisadores e analistas disseram que o presidente Jair Bolsonaro estava condenado. Ele estava atrás por uma margem ampla e inabalável na disputa presidencial de alto risco do Brasil (…) e as pesquisas sugeriam que poderia até perder no primeiro turno”, diz trecho do veículo.

“Os analistas subestimaram a força de candidatos conservadores em todo o país”, aponta outro trecho, tendo em vista o grande número de parlamentares conservadores, da base de Bolsonaro, eleitos para o Congresso.

Já em relação a Lula, o veículo disse que ele está tentando realizar um “espantoso renascimento político que há poucos anos parecia impensável”.

Da mesma forma os jornais argentinos La Nacion e Clarin apontaram erros significativos nas pesquisas eleitorais. O espanhol El País também afirmou que Bolsonaro contrariou os levantamentos.

“Durante meses, Bolsonaro criticou pesquisas que o punham consistentemente 10 a 15 pontos atrás de Lula. Seus fiéis diziam que ele estava sendo subestimado tal como em 2018, e assim o foi. No momento da verdade, seu apoio real foi maior do que o previsto”, afirmou o veículo.

O Wall Street Journal, dos Estados Unidos, foi mais contido em sua análise, mas destacou que “Bolsonaro se saiu bem melhor do que o previsto nas principais pesquisas”.

Compartilhe
17/02/2024
PROJETO DE LEI
Deputada tenta acelerar PL que pune preconceito aos políticos
17/02/2024
MARANHÃO
Desemprego no MA atinge menor nível desde governo Roseana
17/02/2024
BENEFÍCIO
Foragido do CV recebeu auxílio emergencial mesmo quando preso

9 Comentários

  1. Comunista Imundo

    Mas perdeu pra Lula no primeiro turno e vai perder no segundo também. E o pior, Flávio Dino foi eleito Senador da República pro desespero de vocês !

    Responder
  2. Anônimo

    QUE FD SERIA ELEITO SENADOR NÃO É NOVIDADE. A COMPRA DE VOTO NO MARANHÃO É MTO FORTE. MAS O QUE VCS NÃO ESPERAVAM ERA UMA VITORIA ESMAGADORA DE CONSERVADORES NA CÂMARA E NO SENADO. QTO A ELEIÇÃO DE LULA , PASSA POR FRAUDE NOVAMENTE . VCS TERÃO QUE MANIPULAR DE NOVO PESQUISAS E AS URNAS . MAS FAÇAM BEM FEITO. PQ AGORA ATÉ O MUNDO TODO JÁ TA SABENDO. VIDE A REPORTAGEM DO NEW YORK TIMES. POR ISSO ERA IMPORTANTE PRA VCS TEREM MATADO ESSA PARADA LOGO NO PRIMEIRO TURNO. AGORA O POVO TA DE OLHO.

    Responder
  3. Adonias

    Exato. Qualquer jumento que se vincule ao lularápio, tem voto certo nos mais miseráveis grotões do nordeste. O sapo barbudo elegeu vários postes no nordeste, para desgraça da região. Só não contavam com a estratégia de bolsonaro de fazer uma base conservadora no senado, câmara e talvez governadores. Ou seja, se pela infelicidade do BR luladrão ganhar, a vida dele não será fácil (teoricamente). E já terá um culpado para seu desgoverno.

    Responder
  4. Adonias

    Dinochio será engolido vivo por morani e girão. Será como foi lindembergh no senado.

    Responder
  5. Adonias

    Corrigindo: Magno Malta do ES.

    Responder
  6. Mariana Santos

    Quem não sabia que o carrapato de luladrão seria eleito senador (para desgraça do Maranhão), bafo de pau? A única dúvida era se ele teria mais votos que maragatuno (e teve). A campanha atrelada ao ex-presidiário e cestinhas básicas lhe garantiram 8 anos para infernizar o país, pois seu desgoverno foi um desastre. O MA se f* e mal pago com as três misérias do inferno representando o estado no senado: irmãzinha “sem eleger o marido”, maragatuno “foguete” e sapo gordo “sombra do ex-presidiário”.

    Responder
  7. Comunista Imundo

    Vão se iludindo aí bando de gados raivosos. A situação vai piorar pra vocês no dia 30 com Lula eleito Presidente. E Mariana Santos, vai te tratar doente, mas deixa pra depois do segundo turno porque daí tu consegue se tratar de dois desvios um de natureza sexual (já que me chamou de “bafo de pau”) e outro de “natureza eleitoral”. Vão se preparando aí kkkkkkk

    Responder
  8. Mariana Santos

    Vá tomar nas três gretas, bem na tua boca de macaco sem prega, projeto de homem tóxico. A esquerda caiu na arapuca que bolsonaro armou e o ex-presidiário, que já não ia fazer nada mesmo porque é um fodido incompetente, ficará dependente do legislativo. Nem os ratos deagraçados do judiciário poderão ajudá-lo. Pirangueiro frouxo dos infernos, bafo de pau seboso.

    Responder
  9. Comunista Imundo

    Típicos de vocês da extrema direita.So são bravos aqui, estou cansando de olhar pra cara de vocês por aí e ver o medo nos olhos de cada um dos covardes de verde e amarelo ! E esses deputados e senadores eleitos no domingo usando o nome de Bolsonaro são uns “vira folhas” chegando lá irão lamber as bolas de Lula !

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda