POLÍTICA INTERNACIONAL
Hoje: Partido de Trump assume maioria na câmara dos deputados
Por Terra Brasil Notícias • 03/01/2023
Compartilhe
Vitória alcançada nas últimas eleições deve ser efetivada hoje.

presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfrentará um novo desafio, a partir desta terça-feira, 3. Isso porque os novos membros do Congresso, eleitos em novembro, tomaram posse hoje. Nas eleições legislativas, os republicanos conquistaram maioria na Câmara, antes dominada pelo Partido Democrata.

Pela primeira vez em seu governo, Biden terá o Legislativo dividido: democratas comandando o Senado; e republicanos, na Câmara, apesar da menor vantagem.

Com uma oposição estruturada, o Partido Republicano poderá cumprir promessas feitas durante a campanha, como investigar o filho mais velho de Biden, Hunter, e desgastar a imagem do democrata, que não descarta a reeleição em 2024.

Entre as promessas dos republicanos, está a apuração das estratégias de enfrentamento da pandemia de covid-19 sob Biden, com foco nos auxílios concedidos à população; além das políticas migratórias da Casa Branca no que diz respeito à fronteira sul dos EUA.

A disputa pela presidência da Câmara

Nesta terça-feira, também será eleito o presidente da Câmara, por uma maioria simples no número de votos. O cargo é fundamental para a articulação política das pautas legislativas e, neste caso, ganha uma importância ainda maior para o esforço de oposição ao atual governo. Kevin McCarthy, principal candidato dos republicanos ao posto e líder da sigla na Casa, ainda não tem os votos necessários para assumir o cargo.

Compartilhe
17/02/2024
PROJETO DE LEI
Deputada tenta acelerar PL que pune preconceito aos políticos
17/02/2024
MARANHÃO
Desemprego no MA atinge menor nível desde governo Roseana
17/02/2024
BENEFÍCIO
Foragido do CV recebeu auxílio emergencial mesmo quando preso

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda