IMPOSTOS
Gasolina em São Luís dispara após posse de Lula
Por José Linhares Jr • 02/01/2023
Compartilhe
Negligência da equipe de transição de Lula em conter recomposição do ICMS nos estados é o motivo do aumento no preço dos combustíveis.

O preço da gasolina em alguns postos de São Luís sofreu um aumento de cerca de 25%. Na semana passada o preço praticado na maioria dos postos era de R$ 4,70. Já no dia 1º de janeiro, o valor chega a R$ 5,99 em alguns postos.

O aumento do preço da gasolina era esperado para o início do governo Lula por dois fatores: A isenção de impostos federais sobre combustíveis que venceu no sábado (31) e a diminuição do ICMS sobre os combustíveis nos estados. As duas medidas foram tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro para impedir o avanço no preço dos combustíveis.

No caso dos impostos federais, Lula acenou com uma nova prorrogação dos impostos e deve repetir seu antecessor por alguns meses. Já no caso dos impostos estaduais, o novo governo não se empenhou, pelo menos até agora, em conter o aumento.

As leis que continham o preço do ICMS nos estados (192 e 194) precisavam ser prorrogadas na Câmara Federal para impedir a retomada. No amplo pacote de novas leis enviadas ao congresso pelo governo de transição, o ICMS foi esquecido.

Com o fim da lei, os estados puderam recompor os preços e aumentar os impostos.

E esse é o primeiro, de uma série de aumentos, esperados por analistas ao longo de 2023.

Compartilhe
17/02/2024
PROJETO DE LEI
Deputada tenta acelerar PL que pune preconceito aos políticos
17/02/2024
MARANHÃO
Desemprego no MA atinge menor nível desde governo Roseana
17/02/2024
BENEFÍCIO
Foragido do CV recebeu auxílio emergencial mesmo quando preso

1 Comentário

  1. Celso

    Fora isso, o cartel dos postos de combustível aqui do nosso Estado, usaram de má-fé, uma vez que esse combustível que está nas bombas não foi comprado com o acréscimo do ICMS e dos tributos federais…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda