CRISE INTERNACIONAL
Caças russos derrubam aeronave norte-americana no Mar Negro
Por José Linhares Jr • 15/03/2023
Compartilhe
Segundo o Pentágono, o drone MQ-9 Reaper caiu em águas internacionais após ação direta de pilotos russos de caças Su-27.

Dois caças Su-27 derrubaram um drone norte-americano no Mar Negro nesta terça (14 de março). Os EUA acusaram os pilotos russos de manobrar de forma a derrubar a aeronave. Além de voos perto demais para causar turbulência, os caças russos chegaram a soltar combustível sobre o drone, um modelo MQ-9 Reaper. A Rússia negou que seus caças tenham feito qualquer contato. O confronto aconteceu em espaço aéreo internacional.

Após as manobras, o drone foi danificado e derrubado pelos próprios EUA depois que ficou “impossível de controlar”, esclareceu o Pentágono.

Os drones MQ-9 Reaper são usados ​​para tarefas de vigilância e inteligência pelos EUA e a suspeita é a de que a Rússia pode estar tentando dificultar o trabalho dos aliados da Ucrânia.

Autoridades militares dos EUA disseram que o incidente aconteceu por volta das 7h03, horário da Europa Central (3h03 no horário de Brasília), na terça-feira (14/3). O incidente durou cerca de 30 a 40 minutos.

Várias vezes antes da colisão, os caças despejaram combustível no drone de “maneira imprudente, ambientalmente nocivo e pouco profissional”, disse o comunicado do Pentágono.

O porta-voz, brigadeiro-general Pat Ryder, disse a repórteres que o drone se tornou “inviável e incontrolável, então o derrubamos”, acrescentando que a colisão provavelmente também danificou a aeronave russa.

John Kirby, do Conselho de Segurança Nacional dos EUA (NSC), disse que houve outras interceptações de aviões russos “nas últimas semanas”, embora este episódio tenha sido diferente.

Ryder disse que durante esse tempo não houve comunicação direta entre os militares russos e americanos.

Compartilhe
17/02/2024
PROJETO DE LEI
Deputada tenta acelerar PL que pune preconceito aos políticos
17/02/2024
MARANHÃO
Desemprego no MA atinge menor nível desde governo Roseana
17/02/2024
BENEFÍCIO
Foragido do CV recebeu auxílio emergencial mesmo quando preso

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda